quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Tapando o sol com a peneira e jogando pra galera


Foto do site Bussula Escolar

O pacote lançado esta semana pelo governo Lula, denominado “Plano de Aceleração do Crescimento”, na verdade não passa de um balão de ensaio, de uma pantomima criada pela equipe de acéfalos, incompetentes, de um governo que prima pela mentira, engodo, querer “jogar pra galera”, enganar os incautos e desmiolados e querer dar uma satisfação antecipada, para mais um desastroso e pífio desempenho econômico do PIB – Produto Interno Bruto nacional pífio que vem por ai.

A exemplo de 2005 quando o crescimento do PIB foi de 2,3%, só conseguimos crescer mais que o Haiti, um país destroçado pela guerra civil, pedindo ajuda ao mundo todo, todo os demais países do planeta cresceram mais que o Brasil.

Esse pacote de Aceleração do desenvolvimento econômico é tão piada como dizer que Guido Mantega e Grazinao, tem competência para serem ministros. Não tem como o país crescer se o governo não tem capital para investir nesse crescimento por vários fatores determinantes. Primeiro que com esse crescimento do PIB, de 2.3% em 2005, não há dinheiro para investimento e promover crescimento algum, ainda mais depois que o governo promove gastos astronômicos com a criação de ministérios, 34, para empregar seus amigos e promover um governo de compadres, sangrando os cofres da nação diariamente em milhões, com pessoal, despesa de logística, instalações, viagens e salários altíssimos, aparelhamento do estado a seu favor, foi o que se apurou e foi divulgado pelas diversas CPIs instaladas desde o inicio do governo em todos os ministérios, autarquias e empresas públicas.

Depois nenhum empresário responsável, vai investir, expandir ou desenvolver empresas num país que possue uma carga tributárias de 38% do PIB, transformando o governo no maior sócio de qualquer empresa instalada no país, e essa carga tributária foi aumentada nesse governo na criação da Medida Provisória 232 (MP do mal) quando alterou as alíquotas de FINS, COFINS, FINSOCIAL, e outros tributos que incidem diretamente sobre os produtos, onerando e inviabilizando as micros, pequenas e médias empresas que são na verdade as que geram empregoS, riqueza e renda ao país.

Num país que é público e notório que existe a especulação, mercado paralelo, falsificação, pirataria, e até investimentos criminosos como o crime organizado com tráfico de drogas e armas, contrabando, em que o verdadeiro investidor nem aparece, tem os testas de ferro que fazem o trabalho sujo direto, tudo isso sem nenhum tipo encargo lhe dão um rendimentos de 20% a 30% ao mês, quando na economia formal ele nunca terá mais que 3% a 5%, se muito, de lucro e quando tem, porque a maioria das micro, pequenas e medias empresas, estão falidas, com débitos de impostos, devendo duplicatas a fornecedores e trabalhando com os juros bancários exorbitantes, que esse mesmo governo promoveu, proporcionando uma lucratividade sem precedente na historia do país aos banqueiros.

Se pegarmos as estatísticas de distribuição de rendas no país vamos constatar que o capital ta concentrado na mão de meia dúzia de pessoas, banqueiros, na maioria, que tem ganhos de mais de R$ 500 mil por mês, enquanto a grande massa da população, tem uma “Bolsa Família” com promessa de aumentar a renda familiar, desde que ele não arranje outro rendimento e se mantenha fiel e achando que o governo é bonzinho e votando nele.

Essa é a triste realidade política de um governo que a vida toda prometeu: melhor distribuição de renda, igualdade social, bancos com função social, acabar com a fome, diminuir a desigualdade social, e na verdade o que ele promove? Miséria e aumentando ainda o número mais o número de pessoas que vivem em estado de miserabilidade, abaixo da linha da pobreza vivendo em condições sub-humanas em guetos e favelas.

Um governo vaidoso com sede de poder, aumento dos gastos públicos, duplicando ministérios, aumento da carga tributária, e promovendo a miséria no país na medida em que ao invés de promover a geração de empregos, prefere fazer Superávit primário, criar uma nova categoria social, a dos esmoles de carteirinha, concentrar a renda nas mãos de banqueiros e especuladores, aumentar a carga tributária, e agora que já foi avisado que o PIB será outro fiasco, vem com um “planinho” pra dar satisfação a sociedade que não acompanha noticias, não entende nada e nem sabe o que esta acontecendo no país, os alienados mentais que formam a grande massa da população e quem o elege.
Veja se o governo promoveu corte nos gastos públicos? Redução dos 34 ministérios? Corte de gastos supérfluos e mordomias? Baixar a Carga Tributária?