terça-feira, 17 de abril de 2007

Existem milhões, procurando 30 mil empregos, em média, que não existem mais

Trabalhador essa categoria sem valor ou reconhecimento no Brasil, em alta estão os apedeutas, oportunistas e aventureiros, perseverantes em busca do poder

Existem estatísticas comprovando que milhões de pessoas continuam procurando uma média de 30 mil empregos que não existem mais, por experiência própria, nos dias de hoje, está difícil de se arrumar emprego até dos que existem regularmente, quando você não comprova experiência no assunto, formação acadêmica, graduação, imagine os que não existem mais, como amolador de faca, datilógrafos e outros.

As empresas, com toda razão, estão cada vez mais exigentes, querem funcionários realmente preparados, formados, com doutorado, pós-graduados, e larga experiência no mercado, proativos, versáteis, multiuso, e que desempenhe desde consertos em microcomputadores até efetivamente aquela função para a qual foram realmente contratados, isso porque se você não preenche essas exigências, deixa a fila andar que atrás de você tem dezenas de concorrentes, dinâmicos e versáteis, mais preparados e formados querendo a vaga, que preenchem essas exigências e muitas vezes querendo ganhar um salário bem aquém do que você pretende.

Mas se conseguirmos levantar a cabeça e olhar dois dedinhos à frente do nariz vamos descobrir que podemos ser um empreendedor nato, ter faro de negócios, sem a necessidade de investir além do que sola de sapato, o dinheiro da passagem, ou da gasolina do carro a principio, ser desinibido, e bom papo, sem a necessidade de ser formado, graduado, o que interessa é conseguir o cliente, ser sério, passar credibilidade, seriedade e muita responsabilidade, se expressar razoavelmente, se apresentar bem, assim que poder possuir um bom carro, e o que é melhor não vai ter um patrão pra te encher o saco, o pior, vai ter vários, e tem que ter jogo de cintura para contornar os problemas que naturalmente surgirão do desempenho de sua atividade.

Existem uma gama de atividades e possibilidades quase inexploradas no mercado, que com criatividade e se colocando a cabecinha pra funcionar, se pode desenvolver sem a cobrança de formação acadêmica e até grandes experiências no assunto, e se ter excelentes ganhos, fazendo seu próprio tempo e horário, com muita responsabilidade e procurando adquirir um mínimo de conhecimento básico de causa sobre o assunto, sem a necessidade de investir muito.

O problema é do ensino brasileiro, nossa cultura de empregado, não nos deixa enxergar isso, não temos espírito empreendedor nato, aprendemos na escola, na faculdade, na pós-graduação, no doutorado a nos prepararmos para sermos empregados, bem qualificados e competentes, para gerir e administrar a empresa dos outros, nunca para incentivar a criar e gerir nosso próprio negócio, gerar emprego, pagar impostos e gerar riqueza nunca, isso nunca nos passa pela cabeça, aprendemos na escola a ser dependente de alguém profissionalmente e ter um “fixo” mensal, ate´que um desemprego nos pega e não estamos preparados para nos virar com nossas próprias pernas.

Partindo da premissa de que a toda empresa o que interessa é o cliente, o consumidor, o comprador de seus produtos, coloquemos a cabeça pra funcionar e vamos ser o corretor free lance dessas empresas, fazer contatos, descobrir quem tem necessidade de consumir seus produtos ou serviços, quem é o cliente em potencial e se apresentar nas empresas e dizer para o diretor comercial, “eu tenho o cliente para o seu produto, quanto você me da de comissão se eu o trouxer aqui e fecharmos negócios?”. Logicamente, se ele não for um apedeuta como muitos por ai, ele vai trata-lo como um rei, peça rara o cara que caiu do céu pra ele, e vai lhe estipular um percentual de comissão para cada venda, e você ainda tem a possibilidade de negociar com ele que ele lhe de a tabela de preços e nos acaso que você venda acima da tabela, você ganha a comissão da tabela combinada e mais o excedente que você conseguir, caso contrário, você leva o cliente para o concorrente. Isso é do negócio, e o cliente é seu e não dele, é pegar ou largar e para isso você tem que ter vários fornecedores daquele produto como parceiro.

Alguns exemplos de negócios que se pode trabalhar dessa forma, e temos milhares de outros, mas que a maioria não atenta para isso, basta você descobrir os clientes deles:

Agências de Veículos – Faça contato com a direção de agencias de veículos, ônibus e caminhões, sobretudo as menores, mas que possuam bons veículos à venda, bons preços e proponha o negócio, diga que tem alguns clientes em potencial para a agencia, e quanto eles dão de comissão nos casos de você apresentar o cliente e fechar o negócio , e ainda se você vender acima do preço estipulado na tabela deles, se o excedente é seu. Fechada a parceria, parta para descobrir os clientes entre amigos, anúncios em jornal e até em concessionárias onde o cliente esteja saindo por não ter gostado de nada que viu, troque cartão e telefone e diga que você tem o veículo que ele quer , lindo , pouco rodado, pintura e pneus novos, e no melhor preço do mercado. Para isso é bom você ter algum conhecimento de veículos como saber se ele não foi batido, recuperado ou indenizado por perda total de cia de seguro e a agencia recuperou e está colocando a venda, esses veículos costumam não dar mais alinhamento, em conseqüência desgastam demasiadamente os pneus.

Agencias de Eventos – Culturais, Artísticos, Esportivos, Sociais e Políticos – Se você tem potencial nessa área, torne-se um corretor free lance, dessas agencias, apresente-se, fale do seu potencial e dos clientes, quanto eles lhe dão de comissão por cliente e se houver possibilidade de majorar preço se o excedente da tabela é seu. Fechada a parceria, parta para arranjar os clientes efetivamente.
Produtoras de Vídeos - Igualmente se você tem potencial nessa área, torne-se um corretor free lance, dessas agencias, apresente-se, fale do seu potencial e dos clientes, quanto eles lhe dão de comissão por cliente e se houver possibilidade de majorar preço se o excedente da tabela é seu. Fechada a parceria, parta para arranjar os clientes efetivamente.

Bancos – Até banco da pra se fazer negócios de corretagem, se você tem potencial e relacionamento com grandes empresas que ainda não possuem contas em determinados bancos, sobretudo em agencias novas, vá até o gerente ou a diretoria e diga que tem clientes em potencial e com potencial e que pode traze-lo para abrir uma conta na agencia, e quanto eles lhe dão de comissão por isso? Fechada a parceria corra atrás do efetivo contato com os clientes e traga-os para abrir a conta.

Corretoras de Seguros - Se você tem potencial e relacionamento com empresas pessoas que tem interesse ou mesmo que possuam todos os seus bens e negócios assegurados, vá até o gerente ou a diretoria de uma corretora de seguros e diga que tem clientes em potencial e com potencial e que pode traze-los para renovar ou fazer seus seguros com eles, e quanto eles lhe dão de comissão por isso? Fechada a parceria, corra atrás dos clientes em potencial e traga-os para fazer ou renovar suas apólices de seguro.

Corretoras de Imóveis - Se você tem potencial e relacionamento com pessoas ou empresas interessadas em investir ou adquiri imóveis para morar, vá até o gerente ou a diretoria das corretoras de imóveis e diga que tem clientes em potencial e com potencial em adquiri imóveis e que você pode trazê-los para ver os imóveis deles, e quanto eles lhe dão de comissão por isso? Fechada a parceria, corra atrás dos clientes em potencial e traga-os para fazer negócios e você ganhar um bom dinheiro.

Incorporadoras/construtoras de Imóveis - Se você tem potencial e relacionamento com pessoas ou empresas interessadas em investir ou adquiri imóveis para morar, vá até o a diretoria comercial das incorporadoras imóveis e diga que tem clientes em potencial e com potencial em adquiri imóveis e que você pode trazê-los para ver os imóveis deles, e quanto eles lhe dão de comissão por isso? Fechada a parceria, corra atrás dos clientes em potencial e traga-os para fazer negócios e você ganhar um bom dinheiro.

O segredo desses negócios é nunca revelar ao parceiro, empresa, quem é seu cliente, como também nunca revelar ao cliente quem é a empresa que tem o produto que ele quer adquirir, com melhor qualidade e melhor preço.

Ao primeiro diga sem pestanejar, gaguejar ou constrangimento, quando ele lhe perguntar quem é o cliente, que esse é o segredo para que seu negócio de certo, e você não vai dizer a ele quem é o seu cliente.

Ao segundo, o cliente, seja mais polido, faça rodeios diga que tem vários fornecedores, e que vai escolher o que tem o melhor produto, de melhor qualidade e no menor preço está estudando algumas alternativas mas que em breve e vai leva-lo lá até lá.