quarta-feira, 31 de maio de 2006

Franceses, exemplo de povo politizado

Governo cede a protestos e anula nova lei
10 de Abril de 2006 – Revista Veja

Os estudantes venceram a disputa contra o governo da França em torno da polêmica lei de incentivo à contratação de jovens. Na manhã desta segunda-feira, o presidente Jacques Chirac enfim anunciou o cancelamento do projeto do primeiro emprego, cedendo aos protestos - muitas vezes violentos - de associações estudantis e de sindicatos. Os manifestantes comemoraram sua vitória.
A notícia foi anunciada pelo primeiro-ministro Dominique de Villepin, que antes garantia que o governo não aceitava de forma alguma a hipótese de recuo. Mesmo anunciando que o naufrágio de seu projeto, Villepin defendeu a iniciativa durante o anúncio em discurso exibido ao vivo pela televisão. O primeiro-ministro francês viu sua popularidade despencar no decorrer da crise.
"A ação do governo tinha só um objetivo, que era dar emprego a milhares de jovens de nosso país. Queria agir rápido por causa da situação dramática e do desespero de muitos jovens. Mas lamento dizer que isso não foi compreendido por todos", disse ele. Villepin anunciou ainda que o governo substituirá o projeto cancelado com outras medidas de combate ao desemprego dos jovens.
Novas greves - Os sindicatos e estudantes consideraram o anúncio uma "grande vitória". Seus representantes discutiriam com as autoridades as novas medidas ainda nesta segunda-feira. Antes do cancelamento do projeto polêmico, os grupos prometiam greves e novos protestos em escala nacional a partir do fim de semana de Páscoa. O governo temia que a situação fugisse ao controle.

Nenhum comentário: