segunda-feira, 29 de maio de 2006

P-SOL é PT ou PT é P-Sol???

Só para reativar as memórias e demonstrar quem é o PT de Lula além do que estamos assitindo:
Senadora Heloisa Helena, Deputado João Batista, (Babá), Deputado João Fontes, Deputada Luciana Genro. Esses são "Radicais" os membros do PT autêntico, expulso do partido logo no início do mandato de Lula, ao perceberem que o PT de Lula Zé Dirceu e Genoino, Presidente do partido à época, articulavam e apoiaram explicitamente a eleição de José Sarney para presidente do Senado, num episódio que demonstrou bem a personalidade de Lula. Como diz a senadora Heloisa Helena, um dos pivôs da crise, “Lula é do tipo que te dá um beijo pela frente e te enfia o punhal nas costas” Sarney sempre foi para Lula, quando na oposição, uma figura nefasta e nociva a sociedade brasileira, entretanto logo que assumiu o mandato já fazia conchavos com aquele que ele sempre bradou nos palanques que era tudo que a sociedade brasileira não merecia ter como político, o que concordamos, em gênero número e grau, incluindo agora Lula.

No auge da crise o deputado João Fontes à época ainda do (PT-SE), hoje no PDT, divulgou uma fita em que Lula discursa, em 1987, contra a reforma da Previdência e o presidente era José Sarney (PMDB-AP), o que foi veementemente reprovado pelo então deputado Federal pelo (PT-RJ). Lindberg Farias, aquele mocinho da UNE, que disse mais "Qualquer ato que acirre ainda mais os ânimos do partido e possa prejudicar a senadora Heloísa Helena (AL) é um erro. A divulgação dessa fita foi um erro político", afirmou, após anunciar ao lado da senadora que deixará o partido caso ela seja expulsa, como estamos procurando um político de palavra e pagando um prêmio alto para quem achar, ele continua, confortavelmente no partido até hoje e é o atual prefeito da cidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro.

Do episódio foram expulsos a senadora Heloisa Helena, que fundou o partido P-Sol, com ela estão no partido o deputado João Batista Oliveira de Araújo, o Babá, e a Deputada Luciana Genro, o deputado João Fontes, hoje se encontra no PDT, com outras grandes figuras que abandonaram o PT como os deputados cariocas Fernando Gabeira e Chico Alencar e o Senador Cristovam Buarque e outros, que se envergonharam do chiqueiro que estavam convivendo e resolveram pedir o boné e partir.

Veja abaixo as matérias em ordem cronológica, que podem rememorar o ambiente e o desenrolar dos acontecimentos à época, para aqueles com memória curta, que ainda acreditam e votam no PT.

Interesse-se por política, acompanhe, forme opinião, dela depende os nossos destinos, de nossos filhos e das gerações futuras, fossemos mais atentos, o Brasil já estaria bem melhor que está hoje e então haveria tanto ladra eleito, a culpa de tudo isso que está acontecendo no país é nossa, de elegermos populista, aventureiros, oportunistas e criminosos para nos governar, haja vistas que a cada CPI que acontece no país, ficamos conhecendo vários deles, cassados ou não eles estão ai foi assim na CPI do Collor, dos Anões do Orçamento, do Narcotráfico, do INSS e nós continuamos a ignorar e não querer saber como se não nos afetasse.
04/02/2003 - 06h56
Dirceu e Genoino articulam expulsão de "radicais" do PT
KENNEDY ALENCAR
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O presidente do PT, José Genoino, e o ministro da Casa Civil, José Dirceu, endureceram com a ala radical do partido. Genoino proporá "advertência pública" do PT à senadora Heloísa Helena (AL), que faltou à votação para eleger o peemedebista José Sarney (AP) presidente do Senado, apesar do acordo PT-PMDB. Dirceu articula a saída de radicais da sigla.
A Folha apurou que Genoino e Dirceu avaliam que perder o controle sobre os chamados radicais contaminaria a base congressual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dificultando a aprovação das reformas tributária e previdenciária, e minaria a confiança do mercado no governo, o que geraria crise econômica."Não é uma questão de radicais e não-radicais, é uma questão de princípio. Ausentar-se de uma votação equivale a votar contra e nós não vamos admitir isso no PT", afirmou Genoino à Folha.
E emendou: "Vou propor na próxima reunião da Executiva ou do Diretório Nacional uma advertência pública à senadora Heloísa Helena. No PT não tem ninguém melhor do que os outros".
"O PT tem uma bancada de 92 deputados. E se 30 não concordarem com um projeto e resolverem se ausentar? Opinião no PT é livre, mas, depois de fechada uma posição, é obrigação votar com o partido", disse Genoino.
A atitude de Heloísa Helena, na opinião do presidente nacional do partido e de José Dirceu, é um exemplo ruim, porque serve de precedente para aliados se rebelarem contra propostas do governo.
De acordo com Genoino, se a senadora insistir em "atuar contra a orientação do partido, será aplicado o regimento interno". Leia-se: em último caso, pode ser expulsa do PT.
Nas conversas reservadas, Dirceu tem dito que o grupo de deputados mais sectários deve sair do PT. "O PSTU e o PCO receberiam esse pessoal de bom grado", disse Dirceu a um grupo de deputados no último final de semana. PSTU e PCO são partidos de esquerda radical.
A Folha apurou que Dirceu inclui no grupo que gostaria de ver fora do PT as senadoras Heloísa Helena e Ana Júlia (PA) e os deputados federais Lindberg Farias (RJ), Luciana Genro (RS) e o Deputado Babá (PA).

GravaçãoAlém das críticas dos radicais à política econômica e da ausência de Heloísa Helena na votação de sábado, Dirceu e Genoino também ficaram bastante contrariados com a gravação de uma conversa reservada na última sexta-feira entre a bancada congressual e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho.
A cúpula suspeita que um deputado federal tenha feito a gravação, na qual Palocci diz que tenta evitar o colapso econômico, e a tenha entregue à Agência Estado. O principal suspeito é o deputado federal Walter Pinho (PT-BA), que nega veementemente e diz que suas posições de crítica ao governo são públicas.
"Se a gravação do Palocci foi feita por um deputado, o que não ainda podemos dizer com certeza, representará quebra de confiança. Se descobrirmos que um parlamentar fez isso ou se alguém assumir a autoria, será convidado a sair do partido", disse Genoino.
Em reunião da bancada congressual com Palocci, na sexta passada, o ministro da Fazenda teve sua política econômica seriamente questionada por membros da ala radical. Palocci também respondeu em tom duro, pedindo que lhe dessem alternativas concretas. O próprio ministro reforçou ontem a ação de Dirceu e Genoino contra os radicais, dizendo por sua vez que seria "duro" com eles.
"Críticas no PT são livres e desejadas, mas não falta de companheirismo", disse Genoino.

Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u45602.shtml

21/05/2003 - 16h56
Lindberg Farias diz que divulgação de fita é "erro político"
FABIANA FUTEMA
da Folha Online, em Brasília
A divulgação de fitas em que Luiz Inácio Lula da Silva discursa em 1987 contra a reforma da Previdência e o então presidente, José Sarney (PMDB-AP), foi considerada hoje um "erro político" pelo deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ)...

Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u49291.shtml

05/12/2003
Heloisa Helena e o PT
A senadora Heloisa Helena (PT-AL) tem todo o direito de discordar das políticas do governo do PT. Tem todo o direito de votar contra. Só não tem o direito de fazer isso ficando no PT e usando a justificativa de que o partido sempre foi contra a reforma da Previdência.
É uma meia-verdade. Setores do PT sempre foram favoráveis a mudanças no sistema previdenciário, especialmente no do funcionalismo público. Sem demonização dos servidores, há evidentes privilégios, como salário integral de aposentadoria.
Não vale o argumento de que ela está sendo coerente com posições do PT no passado. Será que todos os outros parlamentares, deputados e senadores, que votaram a favor da reforma da Previdência são incoerentes? Fizeram-no por oportunismo político no passado, para ficar bem com o funcionalismo, e por pragmatismo cínico agora, para ficar bem com o governo? ...
...
Vergonha federal
A Folha recorreu à Justiça para ter o direito de averiguar documentos públicos de prestação de contas de deputados federais à Câmara. O presidente da Casa, João Paulo Cunha (SP), pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para reconsiderar a liminar que permite acesso do jornal aos documentos, que versam sobre comprovação do uso da verba indenizatória a que os deputados federais têm direito.
Desesperado para se reeleger presidente da Câmara, João Paulo quer barrar a divulgação desses documentos. Por quê? Tem medo do que os deputados andam fazendo? Sem coragem e cacife político para bancar uma decisão que possa afetar sua casta, quer jogar sujeira para baixo do tapete a fim de ver se os colegas o julgam um bom companheiro e o reelegem?
João Paulo justifica assim sua atitude: "Li os termos da decisão do Supremo Tribunal e decidi recorrer porque acho que há coisas que precisam cuidadosamente serem tratadas". Certamente não é o interesse público que está sendo cuidadosamente tratado.

Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult511u136.shtml
09/12/2003 - 18h41
Militantes do PT cantam no Senado em apoio a Heloísa Helena
RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília
Um grupo de militantes do PT fez uma manifestação surpresa nesta terça-feira no Senado em apoio à senadora Heloísa Helena (PT-AL). Eles foram cantaram a música "Maria Maria", de autoria de Milton Nascimento. A senadora chorou e disse que não sabe o que poderá acontecer na reunião do Diretório Nacional petista, no próximo final de semana, que deverá decidir expulsá-la do partido...
Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u56263.shtml

13/12/2003 - 05h46
PT faz balanço e decide se expulsa radicais
FERNANDA KRAKOVICS
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O Diretório Nacional do PT se reúne neste fim de semana em Brasília para fazer um balanço do primeiro ano de governo Lula, traçar os rumos para o próximo ano, discutir as alianças para as eleições de 2004 e decidir sobre a praticamente certa expulsão da senadora Heloísa Helena (AL) e dos deputados Babá (PA), João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS).

Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u56415.shtml
13/12/2003 - 05h38
Deputado defende Helena e diz que PT é "genuíno", não "transgênico"
da Folha de S.Paulo, no Rio
Em pé, sobre um caixote de madeira, a senadora Heloísa Helena (AL) voltou a chorar ontem ao discursar em uma manifestação contra a sua expulsão do PT, realizada à tarde no centro do Rio.
Hoje, em Brasília, começa a reunião do Diretório Nacional do partido que vai decidir se expulsa a senadora e os deputados federais Luciana Genro (RS), João Fontes (PE) e João Batista de Araújo, o Babá (PA).
De acordo com o deputado federal Chico Alencar (RJ), caso os chamados radicais sejam expulsos, um recurso será apresentado à cúpula partidária. Alencar chamou a senadora de "invencível".
"Este é um PT genuíno, com u. Não é um PT transgênico", disse ele, numa provocação ao presidente do partido, José Genoino...

Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u56417.shtml

14/12/2003 - 15h47
PT expulsa radicais do partido
RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília
O Diretório Nacional do PT decidiu, por 55 votos a favor e 27 contra, expulsar do partido os deputados Luciana Genro (RS) e João Batista, o Babá (PA), e a senadora Heloísa Helena (AL).
Segundo o deputado distrital Chico Vigilante (DF), o senador Eduardo Suplicy (SP) tentou colocar em votação a opção de suspender os radicais por seis meses do partido. Mas o pedido foi negado pelos integrantes do Diretório.Segundo Vigilante, o discurso mais veemente contra os radicais foi feito pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).
Segundo Mercadante, os radicais optaram por uma "construção" diferente e espera que eles estejam errados e que se arrependam no futuro...

Veja a matéria completa, clicando no link abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u56445.shtml

Nenhum comentário: