terça-feira, 30 de maio de 2006

Para que uma cidade seja racional e funcional há que ter governantes inteligentes, de bom senso e determinação política.


Nas cidades onde há uma boa dose de bom senso, inteligência, boa vontade determinação e vontade de fazer do dirigente político, tudo fica mais fácil, e temos exemplo disso mundo a fora, e um dos mais célebres foi a tolerância zero, sem demagogia de Nova Iorque, em relação ao tráfico de drogas. E outras coisas são resolvidas, em outras cidade, sem que nem se de conta, só muito tempo depois que se pára para pensar e de da conta que tal problema foi resolvido e nem percebemos.

Uma cidade funcional, não pode ter grandes engarrafamentos de transito e isso não se resolve com a bestialidade de se proibir que os veículos de sua população saiam as ruas, o que se tem que fazer é dar condições de tráfego a população, viabilizar o transporte público de maneira que a pessoa venha com seu carro, pare numa estação do Metrô, Trem ou ônibus expresso, e deixe ali seu veiculo estacionado, a preços que ele possa pagar sem inviabilizar seu orçamento e prossiga no transporte público, ágil, fácil e preciso, dessa forma a cidade não vai parar, com quilômetros intermináveis de engarrafamento.
Dependendo da vontade política de realizar dos seus dirigentes, da sua determinação, esses entraves se resolve sem que se perceba e depois é que se reflete e percebe-se que as coisas ruins foram resolvidas sem alarde e sem confronto, mas com uma boa dose de inteligência de seus governantes isso quando esses governantes não se deixaram intimidar ou se corromper por máfias que ditam as ordens ao poder público e não permitem que eles realizem mais do que os que as máfias do transporte público, da pirataria, da camelotagem, e outras, permitem, em favor da sociedade como:

Uma cidade funcional:
- Possui várias vias expressas, de norte a sul Leste a oeste, expressas quer dizer, sem semáforos para atravancar e engarrafar o trânsito deixando-o escoar naturalmente;

- Tem horário determinado para tráfico de veículos de carga e descarga, geralmente das 22h00 as 06h00;

- Os lotações, de cooperativas, são utilizados para auxiliar o transporte regular e legal de passageiros, e não para concorrer criminosamente com ele, sair pelas ruas da cidade cometendo os mais bárbaros atos, atravessando lotação no meio das ruas impedindo os outros de ultrapassarem para pegar mais passageiros possíveis durante o trajeto, sob o olhar complacente da autoridade pública que não pune uma maioria de marginais que trafegam, colocando em risco a vida de passageiros e outros veículos;

- Possui local determinado para a atividade do comércio clandestino, empresários de rua, com barracas de tamanho padronizado e determinado, para não fazer concorrência desleal com aqueles que pagam uma carga tributária de 76 modalidades diferentes de impostos...

Na maior cidade do país, a maior da América Latina, a quinta maior do mundo, nada existe ou funciona, os engarrafamentos são kilométricos, de no mínimo 70 kms dia. A cidade não possui vias expressas para cruza-la de norte a sul, leste oeste, todas as vias, são sinalizadas por semáforos, não se consegue sair de um semáforo e cruzar o outro nunca, e o poder público vive instalando novos semáforos, por conseguinte não há como se livrar do trânsito caótico que causa neurose as pessoas da cidade. As máfias dominam os territórios, afrontando o poder público com lojas abertas, existe um Shopping de vários andares, na mais importante avenida do país, a Paulista, outros tantos na rua na Santa Ifigênia, e multiplicados na região da rua 25 de Março, Largo do Treze, vendendo tudo pirateado desde CD de músicas até programas de computador, e os clandestinos e criminosos percebendo a covardia, inércia e omissão do poder público, vão expandindo seus tentáculos como polvo, crescendo, desenvolvendo suas atividades criminosas, dominando territórios, desde a distribuição de drogas até comercio ilegal, onde espertalhões recrutam pessoas, sem pagar nenhum tipo de encargo ou imposto, para gerenciar rede de barracas, de todos os tamanhos e lojas clandestinas usadas para todos os fins, competindo com o comércio ilegal, e incitam a massa a promover manifestações, reivindicando direitos, até que o poder público ceda e “legalize” como aconteceu com os Perueiros.
Por outro lado, sabe-se que nas cidades onde os governantes são responsáveis e resolveram encarar e declarar guerra aos problemas eles diminuíram a níveis suportáveis, não é o caso de São Paulo na surdina, por baixo dos panos as máfias vãos ganhando terreno, loteando toda a cidade e cada um tem sua área de atuação e são respeitados e impenetráveis, como o tráfico de drogas no Rio, quem tentar ignorar as regras e invadir sem pagar pedágio, terá o fim do suposto ambulante que morrer com um tiro na cabeça aa 13h00 na região da rua 25 de março Ladeira Porto Geral e ninguém viu, incrivelmente, naquele formigueiro de gente, ninguém viu. São Paulo é território dominado, mas quem circula inadvertidamente e para os incautos, os que não conhecem os meandros da cidade, os governantes dela por exemplo, acham que está tudo normal.

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